Garantir a geração e distribuição de energia para um país com grande extensão territorial como o Brasil exige um sistema eficiente e integrado. Esse sistema é conhecido como Sistema Interligado Nacional (SIN), uma estrutura essencial para conectar diferentes regiões de maneira segura e eficaz.

Criado em 1998, o SIN foi um marco para o setor elétrico brasileiro, ao lado do Mercado Livre de Energia. Sua implementação trouxe uma nova dinâmica ao mercado, permitindo que a energia fosse gerada e distribuída com maior integração entre as regiões.


Continue a leitura para entender o que é o Sistema Interligado Nacional e como estão as condições de abastecimento de eletricidade.

O que é Sistema Interligado Nacional (SIN)?

O Sistema Interligado Nacional (SIN) é a malha de produção e transmissão de energia elétrica que cobre as regiões Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e grande parte da região Norte do Brasil. Esse sistema permite a transferência de energia entre subsistemas, maximizando eficiência e segurança no abastecimento elétrico.


O sistema, de diferentes proprietários, é de grande porte, com predominância de usinas hidrelétricas e constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte, que permitem o atendimento ao mercado com segurança, economicidade e eficiência.

Resumindo, ele é o conjunto de equipamentos e instalações conectados eletricamente para possibilitar o suprimento de energia do país e foi criado a partir da resolução 351/98 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 1998.

Essa resolução permitiu que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pudesse coordenar e controlar, de forma centralizada, a geração e transmissão desses sistemas interligados.

Fazem parte dessa interconexão dos sistemas elétricos não somente a geração hidrelétrica, mas também outras fontes, como eólica, solar e térmica. Dessa forma, todas as empresas que produzem e transmitem energia dentro deste modelo fazem parte do SIN.

Segundo o ONS, atualmente o SIN tem uma capacidade instalada de mais de 170 mil megawatts e extensão de rede de transmissão que ultrapassa os 145 mil quilômetros.

Como funciona o Sistema Interligado Nacional (SIN)?

O funcionamento do SIN baseia-se na integração de energia gerada pelos subsistemas interligados (Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte). Essa energia é redistribuída de forma equilibrada para atender à demanda de todo o país.

A maior parte da energia do SIN, cerca de 60%, é gerada por usinas hidrelétricas localizadas em 16 bacias hidrográficas. Essas usinas trabalham de maneira integrada para fornecer eletricidade a residências e indústrias em todo o território nacional.

Estação Hidroelétrica - SIN 2025

Todas as operações do SIN são controladas pelo ONS e fiscalizadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O ONS monitora o consumo, planeja a geração e propõe melhorias na infraestrutura para garantir a segurança operacional e evitar interrupções no abastecimento.

Benefícios do SIN para o abastecimento elétrico

O SIN traz diversos benefícios para o sistema elétrico brasileiro, incluindo:

Maior segurança no abastecimento: A interligação entre regiões permite o redirecionamento de energia em casos de falhas ou crises localizadas.

Diversificação de fontes: O SIN integra diferentes fontes de energia, como hidrelétrica, eólica, solar e térmica, promovendo uma matriz elétrica mais resiliente.

Eficiência operacional: A utilização de uma rede interligada possibilita o aproveitamento máximo dos recursos energéticos de cada região.

Sistema Interligado Nacional e o Mercado Livre de Energia

A criação do SIN em 1998 foi acompanhada do lançamento do Mercado Livre de Energia. O objetivo era que o ambiente de contratação livre permitisse que os consumidores negociassem preços, prazo, volume e forma de pagamento diretamente com uma fornecedora de sua escolha, trazendo um ambiente de negócios propício para novos investimentos, de modo a permitir a ampliação e diversificação do sistema.

Hoje, o Mercado Livre de Energia, que faz parte do SIN, tem se popularizado como o futuro do mercado elétrico brasileiro, alcançando a marca de 60.767 unidades consumidoras em 2024, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Engenheiro olhando para uma estação de energia SIN

Essa é a melhor opção para quem quer ter liberdade de escolha, se livrar das tarifas do mercado regulado, obter maior previsibilidade orçamentária e economizar, afinal, os preços no Mercado Livre de Energia são mais competitivos.

Atualmente, qualquer consumidor com demanda contratada superior a 500 kW pode negociar energia pelo ambiente de contratação livre. Clique aqui e saiba mais.

Condições de abastecimento do Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2022

Após a crise hídrica enfrentada pelo país em 2021, o abastecimento nas hidrelétricas do SIN finalmente vê um futuro promissor com suprimento garantido, no mínimo, até novembro de 2022.

Isso é o que foi constatado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) no dia 1 de junho, devido à continuidade das chuvas na região Sul, que possibilitou maior afluência nas usinas hidrelétricas, capaz de suprir todo o Sistema Interligado Nacional.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ao final do mês de julho de 2022, está previsto que o nível dos reservatórios por subsistema (energia armazenada) esteja em 62,1% na região Sudeste e Centro-Oeste, 86,6% na região Sul, 80,9% na região Nordeste e 96,8% na região Norte.

No total, a porcentagem fecharia em 68,9% em todo o SIN.

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Aneel reajusta o valor das bandeiras tarifárias para 2022 e 2023

Últimas publicações
Expansão Energética: Como Planejar o Crescimento da Sua Empresa no Mercado Livre
Análise Comparativa: Economia Real de Clientes Nova Energia vs Mercado Cativo
Geradoras Renováveis Avaliam Mineração de Bitcoin como Alternativa para Reduzir Apagões
Imagem perfil

Chame no WhatsApp

close

Olá, precisa de mais informações? Me informe seus dados, por favor e prontamente será direcionado ao whatsapp.