Os dados do Programa Mensal da Operação revelam as projeções para o armazenamento dos reservatórios hidrelétricos em diferentes subsistemas do Brasil. Essas informações, divulgadas recentemente, destacam expectativas variadas de armazenamento e previsões de energia para o final de novembro.

Projeções de armazenamento e energia por região

As estimativas indicam que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste encerrará o mês com reservatórios em torno de 66,3%. Enquanto isso, a região Sul projeta uma marca mais elevada, chegando a 97,1%. Por outro lado, o Norte tem a expectativa de encerrar o período com 46,2%, e o Nordeste com 49,2% de armazenamento.

As previsões de Energia Natural Afluente (ENA) para cada região revelam variações significativas. No Sudeste/Centro-Oeste, espera-se cerca de 27.540 MW med, equivalente a 88% da Média de Longo Termo. Enquanto isso, o Sul projeta 40.766 MW med (437% da MLT), o Nordeste 2.253 MW med (43% da MLT) e o Norte 2.107 MW med (52% da MLT).

Projeções de carga e despacho térmico

As projeções apontam variações na carga do Sistema Interligado Nacional para novembro, destacando um crescimento expressivo na região Norte, com um aumento previsto de 15,6%. Em seguida, o Sudeste/Centro-Oeste espera um aumento de 12,1%, enquanto Nordeste e Sul têm projeções menores, com 11.6% e 4,4%, respectivamente.

Quanto ao despacho térmico na próxima semana operativa, espera-se uma distribuição de 3.495 MW, principalmente por inflexibilidade. A maior parte deste despacho será na região Norte, com 1.176 MW, seguida pelo Sul, com 1.160 MW, e pelo Sudeste/Centro-Oeste, com 1.155 MW. Por fim, o Nordeste receberá apenas 4 MW de fontes térmicas. Além disso, o Custo Marginal de Operação médio semanal permanece nulo em todos os subsistemas, segundo as projeções.

Fonte: Canal Energia

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Matriz energética brasileira cresce mais de 1,2GW em agosto