Placas de energia solar a noite

O Mercado Livre de Energia, ambiente onde é possível escolher entre diferentes fornecedores para negociar a contratação de eletricidade, já é uma realidade no Brasil para grandes consumidores.

Além da liberdade de escolha, outros benefícios têm atraído os olhares de consumidores e investidores: contrato flexível, economia, previsibilidade orçamentária, serviço de gestão e a possibilidade de optar por fontes renováveis de energia.

Como a questão ambiental tem sido pauta recorrente e necessária entre as empresas, a busca por energia limpa cresceu expressivamente nos últimos anos.

Consequentemente, o Ambiente de Contratação Livre (ACL), único meio de escolher a fonte da energia utilizada, expandiu e está se tornando protagonista na matriz de geração de energia no país, dado os empreendimentos de geração aprovados neste período.

Continue a leitura para entender como as fontes renováveis de energia impulsionaram a expansão do Mercado Livre de Energia.

Energia sustentável no Mercado Livre de Energia

O compromisso com a sustentabilidade tem ganhado mais espaço a cada ano, sendo hoje uma prioridade para as empresas. Logo, a contratação de eletricidade proveniente de fontes renováveis se tornou uma das principais formas de diminuir o impacto negativo no meio ambiente e gerar valor institucional para a cadeia de negócios.

Por isso, além de proporcionar a liberdade de escolha para os consumidores, o Mercado Livre de Energia também estimula o desenvolvimento de energia limpa através de fontes renováveis, como solar, eólica e biomassa.

Previsto por lei para incentivar a aquisição de energia limpa, os consumidores que estão entre 500 e 1000 kW mensais de demanda, chamados de consumidores especiais, só podem contratar eletricidade proveniente de fontes renováveis.

Inclusive, o mercado especial foi o que mais cresceu desde 2015, com aumento de mais de 7 mil consumidores ativos, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Fontes renováveis são destaque em investimento na matriz de geração de energia

Devido ao crescimento do ACL, que atingiu recorde em número de adesões no ano de 2021, os próximos anos marcam o protagonismo do Mercado Livre de Energia na matriz de geração de energia, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

O estudo feito pela Abraceel revela que investidores do mercado livre de energia ampliaram a participação nos novos projetos de geração do país, chegando a 83% da expansão da geração de energia elétrica no Brasil até 2026.

Os dados também confirmam a busca pela questão ambiental: as fontes renováveis foram os maiores destaques em investimento, com 82% dos projetos voltados à geração solar e eólica.

Dentro desse contexto, 97% da capacidade das usinas fotovoltaicas em construção é destinada ao mercado livre. Já nas usinas eólicas, este índice chega a 86%.

O mercado livre ainda tem sido responsável por viabilizar 68% da oferta de geração elétrica a biomassa e 61% da de pequenas centrais hidrelétricas (PCH, até 30 MW) e centrais geradoras hidrelétricas (CGH, até 5 MW) com previsão de entrar em operação até 2026.

Como contratar energia sustentável?

Atualmente, só é possível comprar eletricidade gerada através de fontes renováveis pelo Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Além de poder optar por uma fonte que agrega ao valor institucional e não agride ao meio ambiente, ainda é possível economizar na conta de luz, já que a energia limpa oferece desconto nas tarifas de distribuição e encargos sobre o transporte.

Clientes com demanda acima de 500 kW mensais estão aptos a escolher seu fornecedor de energia pelo Mercado Livre de Energia e negociar livremente um contrato que melhor atenda às suas necessidades.

Quem pode aderir ao Mercado Livre de Energia?

A liberação do mercado livre está acontecendo gradualmente. É esperado que nos próximos anos essa democratização seja ampliada para todos os brasileiros.

Atualmente, temos a divisão de dois perfis para os consumidores:

  • Consumidores Especiais
    Nesse perfil estão os consumidores que possuem demanda entre 500 e 1.000 kW mensais, podendo negociar energia no ACL (Ambiente de Contratação Livre) proveniente de fontes incentivadas, ou seja, renováveis.

  • Consumidores Livres
    Clientes cuja demanda seja igual ou superior a 1 MW (1.000 kW) podem negociar energia livremente, proveniente de qualquer fonte.

Ou seja, até o momento, somente consumidores com um gasto a partir de R$ 45 mil, como indústrias de médio e grande portes, comércios, serviços e redes varejistas, podem negociar e adquirir energia nessa modalidade.

Seu negócio se encaixa nos requisitos?

A Nova Energia pode auxiliar em todo o processo de migração, com uma equipe especializada em gestão de energia. 

Comece a cuidar do meio ambiente e economizar na conta de luz. Clique aqui para falar com um de nossos especialistas. ,

Continue acompanhando o blog para mais informações e novidades sobre o mercado elétrico no país!

Leia também: Mercado Livre de Energia: fatos e mitos