A ANEEL divulgou um número atualizado de empresas que informaram às distribuidoras que vão migrar para o mercado livre de energia a partir de janeiro de 2024: são mais de 10.600.

Segundo a portaria MME nº 50/2022, todos os consumidores finais classificados como grupo A estão aptos a migrar para o mercado livre a partir de 2024. O grupo A é composto basicamente por empresas jurídicas e devem estar conectadas a alta ou média tensão. Ao todo, estima-se que o grupo A tem cerca de 202 mil consumidores cadastrados, e deste total 36.600 já estão no mercado livre.

São Paulo no topo das migrações

A maior parte das empresas que migrarão para o mercado livre estão no estado de São Paulo, somando um montante de 3.129 empresas.

Este alto crescimento se deve a uma série de fatores, sendo o principal deles o cenário hidrológico e climático favorável, influenciando diretamente nos preços da energia no mercado livre, e trazendo grandes economias para os consumidores. Outro ponto interessante deste aumento de migrações é a conscientização dos consumidores de menor porte, que estão cada vez mais conhecendo suas opções de adquirir energia mais barata e se interessando mais sobre o mercado livre e seus benefícios.

Mercado Livre de Energia deve crescer exponencialmente

O mercado livre de energia já responde por cerca de 37% de todo o consumo de energia do país, e a partir do ano que vem este número possivelmente será cada vez maior e atingirá um ritmo de migrações muito acelerado.

Este é um momento ideal para contratação de energia e/ou migração para o mercado livre, onde podemos observar preços baixos para o curto, médio e longo prazo. A Nova Energia é uma comercializadora e gestora de energia, que possui uma equipe de grande expertise e preparada para fornecer as melhores soluções e estratégias para sua empresa.

Leia também: Indústria 4.0: por que adotar energia limpa?