O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) reuniu-se, no dia 4 de maio, para avaliar as condições de suprimento eletroenergético ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Constatado no fim de abril pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), devido a continuidade das chuvas verificadas na Região Sul, houve a recuperação das condições de armazenamento com a maior afluência nas usinas hidrelétricas.

Nas demais regiões, as precipitações foram abaixo da média histórica, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste. Ainda assim, a melhora das condições pluviais da Região Sul refletiram positivamente sob a ótica sistêmica do SIN, finalizando com os maiores armazenamentos equivalentes dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte verificados nos últimos anos.

Foram alcançados ao final de abril, respectivamente, armazenamentos equivalentes de 66,5%, 67,1%, 96,1% e 99,0% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, e a previsão para o fim de maio nesses subsistemas é de 69,0%, 84,6%, 94,0% e 99,6%.

Projeções positivas marcam o encerramento do Grupo de Trabalho

Os estudos prospectivos, responsáveis por avaliar o suprimento eletroenergético no país, indicaram que as condições são favoráveis para o pleno atendimento tanto em termos de energia quanto de potência até o fim de novembro, sem que haja necessidade de uso da reserva operativa.

Diante deste cenário, foi noticiada a conclusão do Grupo de Trabalho do CMSE, após realizarem 30 reuniões desde maio de 2021, contando também com a presença da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A partir de agora, as reuniões técnicas do CMSE voltarão a ser realizadas conforme necessidade e para debates de temas específicos, em apoio às avaliações conduzidas pelo Colegiado.

Informações técnicas

Condições hidrometeorológicas

Abril foi marcado por um longo período de ausência de precipitação nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, resultando em índice negativo nas bacias hidrográficas regionais. Já nos reservatórios do Sul, a passagem frequente de frentes frias favoreceu a ocorrência de precipitação e impactou positivamente.

Na Energia Natural Afluente (ENA), foram verificados valores abaixo da média histórica para o mês de abril nos subsistemas Sudeste e Nordeste, enquanto para as regiões Norte e Sul constatou-se uma condição mais favorável das afluências.

Para o mês de maio, a previsão de fechamento indica uma ENA abaixo da média histórica para os subsistemas Sudeste e Nordeste, próximo à MLT no subsistema Norte e para o subsistema Sul as previsões são positivas. No total, a previsão mensal para maio é de 84% da MLT.

Expansão da geração e transmissão

A expansão verificada em abril de 2022 foi de aproximadamente 223 MW de capacidade instalada de geração centralizada de energia elétrica, 645 km de linhas de transmissão e 400 MVA de capacidade de transformação. Assim, em 2022, a expansão totalizou 1.568 MW de capacidade instalada de geração centralizada, 3.595 km de linhas de transmissão e 9.286 MVA de capacidade de transformação. Sobre geração distribuída, a expansão verificada em 2022 foi de 1.997 MW, atingindo o total de aproximadamente 10,5 GW instalados no país.

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Não deixe de acompanhar nosso blog e fique por dentro das novidades do mercado energético!

Leia também: Conta de luz: bandeira verde em maio para todos os consumidores conectados ao SIN