Sustentabilidade

Muito se fala sobre a sustentabilidade proporcionada pelo mercado livre de energia, por incluir a participação de fontes renováveis e outras soluções no setor elétrico.

A abordagem desse tema tem sido recorrente entre os consumidores, que agora, cada vez mais pesquisam as empresas antes de comprar algum produto ou serviço, a fim de saber sua procedência.

Dessa forma, as empresas passaram a procurar por estratégias mais eficientes de produção, que tivessem baixo impacto ambiental, abrindo caminho para novos conceitos dentro do mercado.

Assim surgiu o chamado tripé da sustentabilidade, que inclui o ambiental, o social e econômico, onde procura-se alinhar o desenvolvimento  com uma produção inteligente e uma boa gestão das relações sociais.

ESG: desenvolvimento sustentável

A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança. Esses são os eixos que o mercado colocou em foco para garantir um desenvolvimento mais sustentável no mundo.

Essa prática, que também é conhecida como “Tripé da Sustentabilidade”, pretende estabelecer novos padrões de produção e consumo, definindo parâmetros para comportamentos de mercado, pessoas e estratégias corporativas.

Ou seja, o ESG vem como uma maneira de sistematizar a implementação de conceitos sustentáveis, apresentando todo o conteúdo como sendo uma meta a ser alcançada e um objetivo em comum.

E o mercado de energia?

Para apoiar o desenvolvimento sustentável, o mercado de energia precisou entender essas necessidades, buscando modelos de negócios que levem em consideração a proteção ao meio ambiente.

Existem selos e certificados atualmente que visam garantir o consumo consciente de energia elétrica por parte das empresas, que buscam enquadrar sua cultura ao conceito de ESG, criando um ciclo virtuoso para toda a sua cadeia de negócios.

A Nova Energia recebeu, novamente em 2023, o Selo Energia Verde , título concedido às geradoras, consumidores e comercializadoras de energia elétrica que adquirem energia das usinas renováveis certificadas pelo Programa de Certificação da Bioeletricidade, idealizado pela União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA).

Entre as ações para se enquadrar nas práticas ESG, estão o investimento em eficiência energética, autoprodução de energia, economia circular e transição energética.

Apesar de serem ações que demandam tempo e investimento, elas possuem peso no mercado e no movimento sustentável.

Um passo considerado importante rumo à sustentabilidade da sua empresa, é migrar para o Mercado Livre de Energia, onde pode-se optar pela compra de energia sustentável, ou seja, de fontes renováveis, como eólica e solar.

Adicionalmente à aquisição de energia renovável, as empresas podem contar com Certificação Internacional de Energia Renovável (I-RECs), solução que também compõe o portfólio da Nova Energia.

O que a minha empresa ganha ao implementar o ESG?

Visto que o tema está em pauta, os consumidores pesquisam sobre o assunto e buscam parceiros que se enquadram na categoria.

Logo, se tornar uma empresa sustentável significa manter-se atualizado com as melhores práticas corporativas, direcionada a um futuro sustentável.

As ações estão acontecendo naturalmente e é importante entender como elas podem afetar seu negócio, direta ou indiretamente.

Entre os principais benefícios, estão a redução significativa no gasto com recursos energéticos, a agregação de valor à marca e o ganho de visibilidade dentro do mercado.

A migração para o mercado livre de energia contribui nesse processo de adaptação das empresas aos parâmetros ESG, adotando uma matriz energética de fontes renováveis.

Trabalhar com responsabilidade social, sem deixar de lado o pensamento a longo prazo, é o grande objetivo. Isso garante que o sistema econômico seja capaz de atender às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.

Como migrar para o Mercado Livre de Energia?

A energia elétrica está entre os principais insumos de uma empresa, por isso, adotar o ambiente de contratação livre é um passo importante para implementar as práticas ESG. 

Porém, além de optar por fontes renováveis de energia, o Mercado Livre de Energia também traz outros benefícios, como economia, previsibilidade orçamentária e contratos livremente negociados.

E é para te auxiliar a usufruir desses benefícios que a Nova Energia oferece a mais completo portfólio de produtos e serviços para atender as demandas de energia do seu negócio. Dentre eles a gestão de energia, que busca trazer eficiência e otimizar a contratação, através de suporte de equipe de consultoria especializada no mercado.

Nossos serviços de inteligência refletem a perspectiva do futuro do setor, baseada na experiência e visão de mercado.

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Fontes renováveis: aumento da demanda favorece expansão do ACL