Você sabe o que é Energia de Reserva? Essa modalidade de energia tem como objetivo garantir o fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que é responsável por suprir todo o país. Neste texto, iremos explicar como a Energia de Reserva funciona e quem é responsável por pagá-la.

Como funciona a Energia de Reserva

A Energia de Reserva é contratada em leilões específicos com o objetivo de elevar a segurança no fornecimento de energia elétrica ao SIN. As usinas que fornecem energia de reserva têm prioridade na geração quando disponíveis e são consideradas na base do despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Além disso, o Encargo de Energia de Reserva é destinado a cobrir os custos decorrentes da contratação de energia de reserva, incluindo os custos administrativos, financeiros e tributários, que são rateados entre todos os usuários finais de energia elétrica do SIN.

Quem paga pela Energia de Reserva

Os usuários de Energia de Reserva são os agentes de distribuição, consumidores livres, consumidores especiais, agentes de geração com perfil de consumo e agentes de exportação participantes da CCEE, sendo todos responsáveis pelo pagamento do EER.

A energia de reserva é liquidada todos os meses pelo Mercado de Curto Prazo (MCP) e o valor dessa energia é abonado no Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para os consumidores livres.

No entanto, em casos em que o PLD está muito baixo e o montante arrecadado não é suficiente para cobrir todas as despesas do fornecimento de energia, é cobrado o EER. O EER garante que as usinas recebam o necessário para cobrir suas receitas fixas e viabiliza o equilíbrio financeiro da Conta de Energia de Reserva (Coner).

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Energia Sustentável: energias solar e eólica no mercado mundial