Estudo aponta crescimento expressivo

Nos últimos 12 meses, o mercado livre de energia elétrica no Brasil apresentou um crescimento notável, segundo dados recentes divulgados pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) em seu Boletim da Energia Livre.

Esse período registrou um aumento de 18%, com a adesão de 5.041 novas unidades consumidoras. Atualmente, o mercado livre representa 39% do consumo nacional de eletricidade, totalizando 33.197 unidades consumidoras.

Confira abaixo os principais destaques deste boletim.

Crescimento do mercado livre de energia e sua influência nas energias renováveis

Um dos aspectos destacados no Boletim da Energia Livre é o papel do mercado livre como um indutor para a adoção de fontes de energia renovável.

Atualmente, o mercado livre absorve 76% da energia gerada por usinas a biomassa, 56% por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), 48% por energia eólica e 55% por energia solar centralizada. Esses números indicam um aumento de 10% no último ano no que diz respeito à geração de energia consolidada a partir de fontes renováveis incentivadas.

Além disso, o mercado livre registrou um consumo de 26.518 MW médios em abril, representando um volume 10% maior em comparação ao mesmo período do ano anterior. Essa demanda foi absorvida pelas 33.197 unidades consumidoras presentes nesse ambiente de comercialização.

Diferenças de custo entre o mercado regulado e o mercado livre e aumento de empresas comercializadoras

Outro destaque é a diferença significativa de custo entre o mercado regulado para o mercado livre, que foi de 69%. Em média, considerando os custos permanentes com as tarifas de distribuição, o consumidor livre chega a economizar entre 20% e 35% no seu custo global.

Fonte: O Setor Elétrico

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Incentivada 50% ou incentivada 100%: qual a melhor fonte de energia a ser contratada?