Em outros conteúdos postados em nosso blog, já exploramos as diferenças entre os modelos de contratação de energia elétrica no mercado livre: Atacadista vs Varejista.

Neste post, vamos detalhar as modalidades contratuais do modelo varejista, mostrando as oportunidades de negócio trazidas e suas implicações para o consumidor final, principalmente relacionadas à simplificação da operação e mitigação de riscos atrelados ao mercado livre de energia.

Mercado livre de energia elétrica

O mercado livre traz consigo uma mudança no aspecto gerencial do uso da energia, permitindo que o consumidor possa firmar contratos de longo prazo, com volume e preços pré-definidos. A ampliação das demandas operacionais é uma das características do mercado livre de energia elétrica.

No modelo atacadista, há a necessidade de adesão direta junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). No entanto, embora essa característica não afete a grande viabilidade da economia proporcionada pelo mercado livre, ela pode, muitas vezes, alterar as estimativas de economia.

Isso ocorre porque sobras ou faltas pontuais de energia elétrica, exposição ao mercado de curto prazo e variação dos encargos setoriais e preços estão atrelados à disponibilidade de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas e podem tanto aumentar como diminuir o resultado, impactando a performance do consumidor no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Modelo de contratação varejista

O modelo de contratação varejista, ao permitir que as comercializadoras atuem como intermediários nas demandas financeiras e operacionais junto à CCEE, propiciou o surgimento de produtos que garantem ao consumidor um desconto real previsto, facilitando as estimativas de budget e simplificando muito a operação no mercado livre.

Contrato Varejista com Desconto Garantido

Um destes produtos é o chamado Contrato Varejista com Desconto Garantido, em que a comercializadora habilitada em operar varejo assume toda e qualquer demanda financeira e operacional do mercado, fazendo com que o consumidor opere sem risco algum de variação de economia, além de baixos custos de adesão de mercado.

A Nova Energia é pioneira no desenvolvimento deste produto, tendo tido uma boa aceitação desta modalidade junto ao mercado consumidor, firmando contratos com grandes empresas dispostas a economizar de forma efetiva, sem ter que se preocupar com oscilações das condições de mercado, muito atreladas à disponibilidade de chuvas.

Riscos e demandas atrelados ao mercado livre

Abaixo listamos os riscos e demandas atrelados ao mercado livre que, uma vez operando no modelo varejista com desconto garantido, o consumidor deixa de assumir integralmente:

  • Modulação e liquidação junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), atreladas ao PLD (Preço Spot) horário;
  • Pagamento de encargos setoriais mensais (Segurança Energética, Energia de Reserva, Serviços do Sistema), que nos últimos anos apresentaram alta volatilidade em face a conjuntura climática do sistema elétrico brasileiro;
  • Necessidade de aporte de garantias financeiras para cumprimento das liquidações e recolhimento dos encargos na CCEE;
  • Pagamento de contribuição associativa da CCEE;
  • Risco de contratação de volume de longo prazo e exposição pontual ao mercado spot, que possui alta volatilidade de preços. No modelo atacadista, o consumidor passa a contar com flexibilidade contratual de 100%;
  • Proteção frente a variações apresentadas no mercado regulado, uma vez que no modelo varejista a economia futura é pré-estabelecida em contrato;
  • Riscos atrelados a operacionalização financeira no âmbito da CCEE – inadimplência, notificações e processo de desligamento;
  • Necessidade de alocação de equipe própria para recebimento de comunicados e processamento de pagamentos dentro do prazo.

Estas vantagens só foram permitidas frente a publicação da Portaria nº 50, de 28/09/2023, que estabeleceu a abertura do mercado livre de energia para todos os consumidores de alta tensão, a partir de 01/01/2024.

Assim, se sua unidade consumidora possui esta característica, não deixe de consultar um dos nossos especialistas. Venha economizar de forma descomplicada com a Nova Energia.

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Como ações sustentáveis podem ser um diferencial competitivo para sua empresa