Empresário aderindo o mercado livre de energia

O Mercado Livre de Energia é uma alternativa para empresas que buscam reduzir custos com energia elétrica e ter mais autonomia na gestão do seu consumo. Nesse modelo, as empresas podem escolher seus fornecedores e negociar preços e condições de contrato, o que pode gerar uma economia significativa.

De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em 2023, o mercado livre de energia já representa cerca de 37% do consumo de energia elétrica do Brasil.

Quem pode migrar para o Mercado Livre de Energia

Empresas com demanda contratada igual ou superior a 500 kW podem migrar para o Mercado Livre de Energia ainda em 2023.

Porém, representando mais um avanço para o setor, o MME (Ministério de Minas e Energia) publicou em 28/09/2022 a Portaria nº 50, que permitirá que consumidores conectados na Alta Tensão (Grupo A), sem limite de demanda, poderão solicitar a transferência de sua contratação de energia para o mercado livre, sem limitações a partir de janeiro/2024

Como migrar para o Mercado Livre de Energia

Migrar para o Mercado Livre de Energia é uma tendência atualmente no Brasil, dado os benefícios historicamente trazidos às empresas por este ambiente.

Para grandes consumidores, frente ao entendimento técnico e regulatório demandado para operar de forma eficiente no mercado livre, muitas empresas optam por contratar uma consultoria especializada em energia elétrica para auxiliar nesse processo.

Consumidores que por sua vez  não possuem este tipo de necessidade podem contar com a solução de comercialização varejista, que agrega à economia do mercado livre simplicidade e facilidade de processos operacionais.

A Nova Energia oferece todos estes serviços, que objetivam ajudar empresas a se beneficiarem do ambiente livre, usando nosso portfólio em favor de sua necessidade.

Conheça a Nova Energia

A Nova Energia é uma comercializadora  de energia elétrica que atua desde 2009 no mercado brasileiro.

Com o objetivo de desburocratizar o processo de migração para o mercado livre de energia, nós oferecemos serviços personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente.

Além disso, a Nova Energia tem como diferencial a oferta de produtos inovadores que permitem entregar valor e eficiência em todo o processo.

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!


Leia também: O que são as práticas de ESG e o que elas têm a ver com o consumo de energia elétrica?