Durante a LIII Reunião de Ministros da Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), o Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil teve participação ativa na Semana da Energia, ressaltando o progresso e os desafios do setor energético na região.

A ênfase recaiu sobre os recursos humanos, naturais, científicos e tecnológicos disponíveis para impulsionar a geração de energia na América Latina.

Avanços e destaques brasileiros na reunião

O destaque ficou por conta do secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, representando o ministro Alexandre Silveira.

Barral evidenciou os avanços na agenda energética brasileira, ressaltando esforços de integração com países sul-americanos. O Brasil apresentou progressos no programa Luz Para Todos, demonstrando compromisso com a universalização do acesso à energia.

Durante a reunião, os países membros firmaram acordos significativos, como a criação da comissão de gênero da OLADE, para impulsionar ações em que visam maior igualdade de oportunidades; a criação do Conselho Empresarial da OLADE, conectando agentes públicos e privados;  além de frentes de trabalho para a análise de integração gasífera e avanço de combustíveis de baixo carbono na região.

Participação em painel e considerações estratégicas

Além disso, o secretário Barral participou como painelista no evento da OLADE em parceria com a Agência Internacional de Energia (IEA), que lançou o estudo Latin America Energy Outlook (Panorama Energético da América Latina). Barral destacou a matriz energética limpa da região, especialmente com a contribuição do Brasil, mas salientou a necessidade de acelerar investimentos em infraestrutura e transição energética, considerando a estabilidade política e regulatória como pilares fundamentais para esse progresso.

Fonte: gov.br

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Expansão do Mercado Livre de Energia: 800 novos consumidores em setembro