No mercado de energia, muitas vezes nos deparamos com termos técnicos. Um desses termos é a "matriz elétrica", que queremos detalhar um pouco mais através deste conteúdo. 

A matriz elétrica é um conjunto de fontes de energia elétrica utilizadas para suprir a demanda energética de uma determinada região ou país. Ela é composta por diversas fontes de energia elétrica, cada uma com características próprias, tais como a capacidade de geração, a disponibilidade, a confiabilidade e o impacto ambiental.

Qual a diferença entre matriz energética e matriz elétrica?

A matriz energética se refere ao conjunto de recursos utilizados para produzir energia em uma determinada região ou país, incluindo tanto as fontes renováveis quanto as não renováveis.

Já a matriz elétrica é uma parte da matriz energética, que se concentra especificamente nas fontes que são utilizadas para gerar eletricidade. Portanto, enquanto a matriz energética abrange todas as fontes de energia, a matriz elétrica se concentra apenas nas fontes utilizadas para produzir energia elétrica.

Fontes de energia da matriz elétrica

A matriz elétrica é composta por diferentes fontes de energia, tais como hidrelétricas, termelétricas, biomassa, eólicas, solares, entre outras. Cada uma dessas fontes possui suas próprias vantagens e desvantagens, e é importante conhecer suas características para entender como a matriz elétrica funciona.

As hidrelétricas, por exemplo, são fontes de energia renovável e limpa, mas dependem das condições climáticas e da disponibilidade hídrica. Já as termelétricas convencionais oriundas de combustíveis fósseis, apesar de não dependerem das condições climáticas, podem gerar impactos ambientais significativos e não são renováveis.

As fontes de energia eólicas e solares, por sua vez, são renováveis e possuem um baixo impacto ambiental, mas sua geração de energia pode ser intermitente e depende das condições climáticas.

Evolução da matriz elétrica no Brasil

No Brasil, a matriz elétrica passou por diversas transformações ao longo dos anos. Antes dominada por hidrelétricas, a matriz elétrica brasileira passou a ser mais diversificada nas últimas décadas, com a entrada de outras fontes de energia, como as termelétricas, eólicas e solares.

O país tem investido cada vez mais em fontes de energia renováveis e limpas, buscando diversificar sua matriz elétrica e reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis. A evolução da matriz elétrica no Brasil é um reflexo da busca por um modelo energético mais sustentável e eficiente.

De acordo com o mais recente relatório divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a matriz energética do Brasil é composta por diversas fontes, incluindo hidráulica, gás natural, eólica, biomassa, carvão e seus derivados, solar, derivados de petróleo, nuclear e eletricidade importada.

Embora a fonte hidráulica continue sendo a principal responsável pela geração de energia elétrica no país, representando cerca de 60% da produção total, outras opções renováveis estão ganhando cada vez mais importância na produção de energia, impulsionadas pela acessibilidade, o desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento dos incentivos governamentais.

Fontes renováveis no Mercado Livre de Energia

Com o suporte da Nova Energia, é possível que todas as empresas conectadas em Alta Tensão possam migrar para o mercado livre de energia de forma mais ágil e simplificada, reduzindo custos e estimulando a utilização de fontes renováveis, como eólica e solar, que têm se tornado cada vez mais difundidas entre os consumidores..

Ao adotar fontes renováveis, sua empresa apoia a transição energética, na medida em que incentiva o uso de fontes de energia mais limpas e sustentáveis, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e contribuindo para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Como migrar facilmente para o Mercado Livre de Energia?