Você já parou para pensar como seria bom poder negociar, de forma bilateral, a energia elétrica utilizada para garantir as operações do seu negócio?

Se ao invés de estar preso a um único fornecedor e condição de contratação, fosse possível contar com diferentes opções de fornecimento e escolher contratos de acordo com a sua estratégia de negócios?

Desde 1995, com a abertura do mercado energético no Brasil, isso já é possível.

Atualmente, este ambiente de negócios pode ser acessado por empresas com demanda contratada mínima de 500 kW/mês, conectados a uma rede de média ou alta tensão.

Em termos práticos, equivale a um gasto mensal a partir de R$40.000,00. Dessa forma, o Ambiente de Contratação Livre é voltado para médias e grandes indústrias e centros comerciais, além de hospitais e redes hoteleiras, por exemplo.

Pelo crescimento contínuo e acentuado do modelo, tanto de agentes consumidores quanto de agentes geradores e comercializadores, é possível afirmar que o mercado livre representa o futuro do setor de energia elétrica brasileiro.

Para explicar melhor essa afirmativa, listamos neste artigo alguns benefícios do Mercado Livre de Energia para as empresas. Confira!

1. Negociação bilateral

Ao contrário do que ocorre no Ambiente Controlado de Energia, em que o consumidor precisa, obrigatoriamente, receber energia elétrica da distribuidora regional, no Ambiente de Contratação Livre há a liberdade de escolha do fornecedor.

Desta forma, fica muito mais fácil personalizar os termos de contratação desse insumo, já que essa negociação se dá em duas vias, sem imposições unilaterais.

Nesse contexto, na hora de comprar a energia elétrica, o consumidor pode discutir preços, prazos, volume contratado e outras condições.

2. Economia

A liberdade de escolher o fornecedor de energia elétrica reflete em economia para a empresa. Isto porque no Mercado Livre de Energia há livre concorrência entre os agentes, o que permite um gerenciamento mais amplo para tomada de decisão

Outro aspecto relevante é a isenção da cobrança de bandeiras tarifárias. No mercado tradicional, a regulação impõe à distribuidora a cobrança nas tarifas de taxas extras em períodos de piora nas condições de geração de energia, como estiagem de chuvas.

No Ambiente de Contratação Livre, por sua vez, não há a cobrança dessas taxas extras. Considerando todos estes benefícios, a migração para o ambiente livre oferece em média uma economia de 30%.

3. Competitividade

Ao poder negociar as condições contratuais de acordo com a real necessidade, a sua empresa reduz custos, ganha eficiência energética e se torna mais competitiva.

Além disso, ao contar com a assessoria especializada como a que a Nova Energia oferece, há uma importante transferência de know-how para operar de forma segura e estratégica no Mercado Livre de Energia.

No portfólio oferecido pela Nova Energia, além de todo o suporte na Migração para o Ambiente de Contratação Livre e representação junto aos operadores e reguladores do mercado, há diversos serviços que fortalecem os clientes no aspecto gerencial.

Entre eles, é importante citar as soluções desenvolvidas sob medida de acordo com a necessidade de cada negócio, além de projeção de cenários; gestão estratégica e de risco; forecasting de custos e receitas no mercado energético; e inteligência de mercado.

4. Aquisição de energia limpa

A priorização de energia produzida a partir de fontes renováveis é, sem dúvida, um dos pontos fortes do Mercado Livre de Energia. A energia limpa é aquela proveniente de recursos naturais inesgotáveis, como é o caso da eólica, biomassa e solar, por exemplo.

No Ambiente de Contratação Livre você pode escolher qual tipo de energia quer adquirir e consegue, inclusive, comprovar o uso de energia limpa por meio de certificados de energia renovável.

Além de ser muito mais amigável ao meio ambiente e compensar em partes os gases de efeito estufa emitidos nas operações da empresa, há a geração de valor extra na percepção da sua marca pelo mercado consumidor.

O compromisso das empresas com questões que envolvem a sustentabilidade é um dos fatores que vem ganhando cada vez mais importância estratégica de posicionamento no mercado.

5. Qualidade do serviço prestado

Por último, e não menos importante, o fato da haver concorrência entre diversos players que disputam a fatia de mercado garante maior eficiência e qualidade nos serviços prestados.

Se por um lado, no mercado cativo há um monopólio da empresa distribuidora que impõe condições e tarifas, sem alternativa de escolha para o consumidor contratar sua energia, no ambiente livre é possível escolher o fornecedor e o parceiro para a prestação de serviços de gestão.

Essas são as cinco principais vantagens do Mercado Livre de Energia para empresas. Estima-se que as condições de participação sejam flexibilizadas nos próximos anos, permitindo que consumidores com consumo menor também possam aderir.

Se você se encaixa nos requisitos citados no início desse artigo e deseja mais informações sobre como migrar para o Ambiente de Contratação Livre, entre em contato com um dos especialistas da Nova Energia e saiba tudo sobre o processo!