Nos dias de hoje, a sustentabilidade tornou-se uma pauta mundial de grande importância, e muitas empresas têm buscado adotar práticas mais responsáveis em relação ao meio ambiente.

Nesse contexto, surgiu o conceito ESG, que significa “Environmental, Social and Governance” (Ambiental, Social e Governança) e corresponde às práticas de gestão ambiental, social e de governança corporativa.

Setor de energia e a certificação I-REC

Com a disseminação do conceito ESG, empresas de diversos setores têm se movimentado para adotar políticas empresariais mais sustentáveis, e um dos setores que têm se destacado nesse sentido é o de energia. Uma das maneiras de as empresas se enquadrarem nesse cenário sustentável é por meio da certificação I-REC.

A certificação I-REC é um selo internacionalmente reconhecido que garante a rastreabilidade e a procedência renovável da energia utilizada pelo consumidor. Com essa certificação, é possível comprovar que a energia elétrica consumida é proveniente de fontes renováveis, como a energia eólica, solar, hidrelétrica, biomassa, entre outras.

Além de agregar valor à empresa por meio dessa certificação sustentável, o I-REC também traz uma contabilização confiável para comprovação de emissões, possibilitando uma redução de carbono. As empresas podem adquirir a certificação na mesma quantidade de energia consumida, comprovando assim a sua origem.

Processo de aquisição da certificação I-REC

Para adquirir a certificação I-REC, as empresas geradoras de energia renovável precisam passar por um processo para comprovar a origem da energia gerada. Somente após a comprovação de fontes renováveis, elas poderão realizar a venda de RECs (Renewable Energy Certificates), sendo que cada REC corresponde a uma unidade de geração de energia renovável em megawatt hora.

A Nova Energia oferece serviços de gestão e intermediação entre as usinas geradoras de energia renovável com a certificação I-REC e os consumidores que desejam adquirir essa certificação. A empresa busca sempre atender aos seus consumidores da melhor forma possível, buscando uma política interna consciente e sustentável.

Quer saber mais? Clique aqui e fale com um especialista.

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Gestão de energia elétrica no mercado livre – o verdadeiro diferencial