Quando a demanda por energia elétrica é cada vez maior, entender os conceitos e mecanismos que regem o fornecimento de energia é fundamental tanto para consumidores como para empresas.

Um dos aspectos essenciais nesse contexto é a Demanda Contratada de Energia Elétrica, que determina a potência ativa disponibilizada pela distribuidora a um determinado consumidor.

Neste artigo, exploraremos o conceito de Demanda Contratada, sua importância para diferentes perfis de consumidores e as tarifas associadas. Além disso, destacaremos a relevância de um planejamento adequado ao contratar a Demanda Contratada, visando evitar multas e prejuízos financeiros.

O que é demanda contratada de energia elétrica?

A Demanda Contratada é a potência ativa a ser disponibilizada pela distribuidora para determinado consumidor. Em outras palavras, representa a estrutura que a rede de energia elétrica precisa ter para que a energia chegue a todos os componentes elétricos do consumidor (máquinas, iluminação, equipamentos) operando em carga máxima.

Qual perfil de consumidor pode contratar fornecimento de energia elétrica por demanda?

Os consumidores representados pelo Grupo A, que se enquadram na alta e média tensão (indústrias de médio e grande porte, por exemplo) necessitam contratar uma demanda junto à distribuidora. A finalidade do acordo é assegurar que o sistema fique apto para suprir as necessidades da indústria, sem o risco de faltar energia caso haja alguma sobrecarga. A demanda mínima a ser contratada por uma empresa do Grupo A é de 30 kW.

A Demanda Contratada é expressa em quilowatts (kW) e é um dos principais componentes da tarifa de energia elétrica. Ela representa a capacidade máxima de consumo de energia elétrica a que o consumidor tem direito, independentemente de quanto realmente consuma durante o período.

É importante ressaltar que a Demanda Contratada é diferente do consumo efetivo de energia elétrica, que é medido em quilowatt-hora (kWh). O consumo efetivo é a quantidade de energia elétrica realmente consumida pelo consumidor ao longo do tempo, enquanto a Demanda Contratada representa apenas a capacidade máxima de consumo.

Tarifas da Demanda Contratada

Ao contratar uma demanda, o consumidor paga um valor fixo mensal. Este valor é calculado mediante uma tarifa da distribuidora que é disponibilizada por uma resolução homologatória e reajustada anualmente.

O valor desta tarifa vai depender do subgrupo (A1; A2; A3; A3a; A4; AS) e modalidade (Azul, Verde; Autoprodutor; Geração) em que o consumidor se enquadra.

Importância de um bom planejamento ao contratar Demanda (kW)

Em casos onde o consumidor atingir um pico de consumo registrando uma demanda superior a 5% da demanda contratada, haverá a cobrança de multa por ultrapassagem pela distribuidora, conforme a Resolução da Aneel 414/2010. Portanto é de extrema importância o conhecimento sobre os equipamentos, máquinas, entre outras componentes elétricas juntamente com o fator de utilização de demanda para evitar prejuízos financeiros.

A Nova Energia é uma empresa referência em gestão energética, melhorando o desempenho e a eficiência dos consumidores em seu portfólio, incluindo a análise da demanda contratada, trazendo em média 35% de economia geral em custos com energia.

Ficou interessado ou tem dúvidas sobre o assunto? Clique aqui e fale com um especialista.

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Migração para o mercado livre de energia: expectativas de economia e estabilidade de preços impulsionam empresas