Notícias do Setor
10 de março, 2025
LEITURA DE 4MIN
Consumo de energia no Brasil cresce 3,9% em 2024, impulsionado pelo clima quente
O aumento da atividade econômica puxam alta do consumo, com destaque para setores como saneamento, serviços e comércio
O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 3,9% em 2024, ultrapassando pela primeira vez a marca de 70 mil megawatts (MW) médios. Os dados são da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), que monitora o mercado de energia no país. O avanço foi impulsionado pelo calor intenso no primeiro semestre e pelo aumento da atividade econômica em setores estratégicos, como indústria, serviços e comércio.
No mercado regulado, a alta foi discreta, de 0,1%, reflexo do uso mais intenso de ar-condicionado nos primeiros meses do ano, mas compensado pela redução do consumo a partir de julho. Já o mercado livre, que permite que consumidores escolham seus fornecedores e negociem contratos, teve um crescimento expressivo de 10,5% no comparativo anual, impulsionado pela entrada massiva de novos consumidores conectados à alta tensão após a abertura do segmento em janeiro de 2024.
Setores que mais cresceram no mercado livre
A CCEE acompanha o consumo de energia em 15 setores da economia que operam no ambiente livre e todos registraram alta em 2024. Os três segmentos com maior crescimento foram:
Saneamento: +47,9%, impulsionado pelo novo marco legal do setor.
Serviços: +21,7%, refletindo a expansão do setor produtivo.
Comércio: +20,1%, devido ao aumento da atividade econômica e adesão ao mercado livre.
A ampliação do mercado livre, que antes atendia apenas grandes consumidores, permitiu a entrada de empresas e até pessoas físicas conectadas à rede de alta tensão, resultando no maior volume de migrações da história da CCEE.
Crescimento regional do consumo de energia
A maioria dos estados registrou aumento no consumo de energia em 2024, com destaque para:
Amazonas: +11,6%, devido às altas temperaturas.
Maranhão: +9,8%, impulsionado pela indústria de metalurgia e produtos de metal.
Por outro lado, apenas duas regiões registraram queda no consumo: Amapá (-2,3%) e Distrito Federal (-0,7%).
Energia renovável segue predominante
A geração de energia renovável seguiu em alta no Brasil em 2024. As fontes hidrelétrica, eólica, solar e biomassa representaram 91,2% de toda a eletricidade produzida no país, totalizando 66.024 MW médios.
Destaque para os parques eólicos e solares, que juntos geraram mais de 15 mil MW médios, um crescimento de 17% em relação a 2023. Esse avanço reforça o protagonismo das fontes renováveis e a importância de iniciativas que incentivem a migração para um consumo mais sustentável.
O papel da Nova Energia na sua transição para o mercado livre
A migração para o mercado livre de energia tem sido uma estratégia cada vez mais adotada por empresas que buscam economia e sustentabilidade. A Nova Energia auxilia empresas nesse processo, garantindo acesso a energia renovável com condições mais vantajosas. Com um planejamento eficiente, os consumidores podem reduzir custos e investir em fontes limpas, alinhando economia e responsabilidade ambiental.
Com a Nova Energia ao seu lado, a transição para o mercado livre é descomplicada e repleta de vantagens. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar sua empresa a economizar, reduzir impactos ambientais e se destacar no mercado.
Fonte: CCEE
Confira também: Por que sua empresa está perdendo dinheiro fora do mercado livre?