Vertedouro água na Usina de Itaipu

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) fez uma projeção do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para 2023, estimulando uma média com base no cenário de afluências favoráveis.

Divulgadas no último Encontro do PLD para a média do ano, as estimativas consideram cinco possíveis cenários climatológicos. Confira abaixo:

Projeção do PLD - Média para 2023 (R$/MWh)

A expectativa, que ficará próxima do seu valor mínimo, vem de um momento de afluências favoráveis com valores próximos às médias históricas, aliada aos elevados níveis de armazenamento nos principais reservatórios do país e uma menor expectativa de crescimento da carga.

Quais são os 5 cenários considerados?

  • Cenário 1: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA por meio de Redes Neurais (log da ENA), considerando o valor esperado da realização da ENA de dezembro;
  • Cenário 2: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA por meio de Redes Neurais (log da ENA), considerando o limite superior da realização da ENA de janeiro;

  • Cenário 3: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA por meio de Redes Neurais (log da ENA), Limite Inferior da realização da ENA de janeiro;
  • Cenário 4: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA utilizando o modelo Soil Moisture Accounting Procedure (SMAP) estendido, considerando a realização da precipitação observada de janeiro de 2018 a fevereiro de 2019;
  • Cenário 5: Projeção de Energia Natural Afluente – ENA utilizando o modelo Soil Moisture Accounting Procedure (SMAP) estendido, considerando a realização da precipitação observada de janeiro de 2021 a fevereiro de 2022.

O que é PLD?

O PLD é uma variável que depende de fatores de difícil controle e antecipação (predição), como é o caso das precipitações (chuva) e crescimento da carga, entre outros.

Entenda o que é o PLD, como ele é calculado e onde conferir a variável vigente em nosso blog: O que é o Preço de Liquidação de Diferenças (PLD)?

Fontes: CCEE

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: 2023 deve bater recorde em crescimento da geração de energia centralizada