O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esteve em Washington, nos Estados Unidos, para participar de um evento de destaque no cenário internacional. Nesta ocasião, o ministro se juntou a empresários e autoridades americanas no lançamento do Comitê de Ação do Gerenciamento de Carbono e Metano do Diálogo da Indústria da Energia Limpa entre Brasil e Estados Unidos (CEID), organizado pela Câmara de Comércio dos EUA. O evento teve como objetivo promover uma parceria sólida e estratégica na área de energia limpa entre os dois países.

O fortalecimento da cooperação bilateral em energia

Durante o evento, o Ministro Alexandre Silveira destacou as oportunidades de investimento no Brasil e reforçou o compromisso de fortalecer a cooperação bilateral em energia. Ele ressaltou a importância da segurança jurídica e estabilidade regulatória, enfatizando a existência de regras claras e inovadoras para fomentar investimentos sustentáveis.

Silveira também enfatizou as semelhanças entre Brasil e Estados Unidos, incluindo a base democrática sólida e a estabilidade social. Essas características comuns criam um ambiente propício para o trabalho conjunto em prol de investimentos que promovam a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento econômico para ambos os países.

Compromisso com a transição energética e economia verde

O Ministro Silveira destacou o compromisso do Brasil e dos Estados Unidos com a transição energética. Ele ressaltou a visão estratégica de ambos os governos para avançar vigorosamente em direção a soluções que promovam uma transição energética justa e inclusiva. O Brasil está empenhado em criar um ambiente favorável para investimentos nos setores Mineral e Energético, com destaque para a economia verde.

Além disso, o Ministro enfatizou a importância da Aliança Global de Biocombustíveis, da produção e uso de biocombustíveis, e do programa Combustível do Futuro na descarbonização da matriz de transportes brasileira. Ele também mencionou a produção de combustíveis sustentáveis para a aviação, como o diesel verde e os combustíveis sintéticos de baixa pegada de carbono, bem como a atividade de captura e estocagem geológica de carbono.

O potencial do Brasil em energia limpa

O evento contou com a participação do secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, que ressaltou o potencial do Brasil para o desenvolvimento do mercado de hidrogênio de baixa emissão de carbono. Além disso, o secretário Nacional de Petróleo e Gás do MME, Pietro Mendes, apresentou oportunidades de investimento relacionadas ao Programa Combustível do Futuro.

O evento reuniu representantes da Câmara de Comércio dos EUA, autoridades e empresários, destacando a importância dessa parceria para o avanço da energia limpa e o fortalecimento das relações bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos no setor energético.

Fonte: gov.br

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das novidades do mercado elétrico!

Leia também: Evento da CCEE discute simplificações no processo de abertura do Mercado Livre de Energia